25/01/2022

A Boa Mão de Deus

 

O livro de Esdras conta a história do retorno do povo após os 70 anos de exílio na Babilônia, na primeira parte, até o capítulo 6, o livro narra como Deus, através de Zorobabel e através dos próprios reis babilônicos reconstrói o templo em Jerusalém. Já a partir do capítulo 7, é contado como Deus, através da sua Boa Mão, envia seu seu povo de volta para Jerusalém, levantando um profeta, Esdras, e colocando no seu coração o desejo de cumprir e ensinar ao povo a Sua palavra(Esdras 7.10).

É importante observar que a volta à Jerusalém é uma ação de Deus, foi Deus quem levantou seus profetas, foi Deus quem moveu o coração dos reis persas (ou babilônicos), foi Deus quem proveu tudo quanto o povo precisou neste retorno, a Boa Mão de Deus estava sobre o povo de Deus, agindo dentro do povo, levantando profetas, e fora do povo, agindo através daqueles reis (2 Crônicas 36.22).

Mas não podemos esquecer que também foi a Boa Mão Deus que enviou o povo para Babilônia! É isso mesmo, foi o Senhor quem permitiu este cativeiro (2 Crônicas 36.17-21). O povo havia se tornado um povo idólatra, um povo que não obedecia mais ao Senhor, e então o povo envia Nabucodonosor para que, em exílio, em necessidade, o povo reconhecesse que precisava do seu Pai, precisava do Senhor. A Boa Mão de Deus não estava simplesmente sobre o povo para o livrar da Babilônia, do sofrimento, a Boa Mão de Deus agiu para que o povo retornasse a sua fidelidade ao Senhor. A ida do povo para a Babilônia tinha um propósito, esse propósito era que o povo reconhecesse ao Senhor, voltasse a se humilhar, jejuar e orar (Esdras 8.21)

A Boa Mão de Deus está sobre nós para nos livrar dos inimigos. A Boa Mão de Deus está no domínio de todas as coisas, inclusive dos reis, mas a principal ação da Boa Mão de Deus é levar seu povo de volta a fidelidade, é isso que o Senhor quer, que nos voltemos para Ele, com um coração humilde.

Volte-se para o Senhor, reconheça que é Ele quem governa todas as coisas, Ele é Deus, Ele é nosso Pai.

Fonte/Autor: José Neto

Deseja Fazer parte?

Entre em contato conosco.