
Eclesiastes 11 é um excelente texto para se ler no começo de um ano. É um texto de sabedoria, para refletir em momentos de conquista, mudanças e desafios. Mudamos o calendário, mas nada acabou. Estamos parando para fazer uma marca como uma criança que se mede na porta de casa... Mas seguimos crescendo.
O escritor do que lemos é Salomão, Rei de Israel. Segue um breve currículo dele: “Deu também Deus a Salomão sabedoria, grandíssimo entendimento e larga inteligência como a areia que está na praia do mar. Era a sabedoria de Salomão maior do que a de todos os do Oriente e do que toda a sabedoria dos egípcios. Era mais sábio do que todos os homens, mais sábio do que Etã, ezraíta, e do que Hemã, Calcol e Darda, filhos de Maol; e correu a sua fama por todas as nações em redor. Compôs três mil provérbios, e foram os seus cânticos mil e cinco. Discorreu sobre todas as plantas, desde o cedro que está no Líbano até ao hissopo que brota do muro; também falou dos animais e das aves, dos répteis e dos peixes. De todos os povos vinha gente a ouvir a sabedoria de Salomão, e também enviados de todos os reis da terra que tinham ouvido da sua sabedoria.”
Acredito que seja um currículo bom para alguém que vai dizer COMO ENFRENTAR A VIDA, você não acha? Então vamos ver o que ele diz:
1 a 3 - Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás. Reparte com sete e ainda com oito, porque não sabes que mal sobrevirá à terra. Estando as nuvens cheias, derramam aguaceiro sobre a terra; caindo a árvore para o sul ou para o norte, no lugar em que cair, aí ficará.
Ninguém sabe o futuro, ninguém mesmo. Ou isso te paralisa ou te põe para frente – então, siga o conselho e empreenda!
4 - Quem somente observa o vento nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará.
Não viemos na vida a passeio, viemos para transformá-lo. Seja qual for o seu dom, a missão é a mesma - multiplicar a imagem de Deus. Saia da sua zona de conforto.
5 - Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas.
Há mais coisas entre o céu e a terra do que supõe nossa vã filosofia (Shakespeare) - Por mais que estudemos, não entendemos tudo. É muito mais amplo. Confie no domínio de Deus. Ele sabe o que faz e está no controle. Que bom!
6 - Semeia pela manhã a tua semente e à tarde não repouses a mão, porque não sabes qual prosperará; se esta, se aquela ou se ambas igualmente serão boas.
Como empreender? Vá com tudo, não guarde gasolina para a volta. A convicção pode demorar a vir, mas quando vier não deixe nada te deter. A dúvida tira a sua energia. Vá em frente e coloque em prática as suas convicções!
7-8 - Doce é a luz, e agradável aos olhos, ver o sol. Ainda que o homem viva muitos anos, regozije-se em todos eles; contudo, deve lembrar-se de que há dias de trevas, porque serão muitos. Tudo quanto sucede é vaidade.
A vida não é feita só de vitórias. Esteja preparado. Deus não ilude ninguém com palavras bonitinhas. O Salmo 23 fala do vale da sombra da morte. Pelo vale todos nós passamos. Passar com Deus é uma opção. A pergunta que precisa ser feita: Estou realmente em Deus?
9 - Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos; sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas.
Faça tudo procurando em primeiro lugar a vontade de Deus. Essa é a receita para terminar bem, pois há uma prestação de contas no final.
10 - Afasta, pois, do teu coração o desgosto e remove da tua carne a dor, porque a juventude e a primavera da vida são vaidade.
A palavra traduzida aqui por vaidade, no texto original é sinônimo de “vento”, algo que ninguém segura. A vida passa rápido. Então, não economize esforços. FAÇA ACONTECER OS SEUS SONHOS SEM PERDER A PERSPECTIVA DE DEUS!